Fique por dentro:

Portuguese English Spain

Praça Conego João Pio, 30, Centro
São José do Goiabal-MG - (31) 3858-5121
  • 05
  • 00
  • 04
  • 03
  • 02

Departamento de cultura promove a criação de grupos para incentivar expansão cultural aliada a cidadania PDF Imprimir E-mail

O Departamento Municipal de Cultura desenvolve grupos de cultura que visam interagir membros de diversas localidades do município propiciando uma troca de experiências e saberes. Dentre as atividades do grupo destacam-se atividades socioeducativas, de promoção à saúde e, principalmente, a respeito dos aspectos culturais da cidade; visto que o grupo é autônomo na escolha dos temas e atividades aplicadas.

O grupo se reúne quinzenalmente as segundas-feiras, das 15 às 16 horas, sempre envolto a um bate papo, uma atividade socioeducativa ou de promoção à saúde e uma atividade cultural. A equipe está reunindo colaboradores da sociedade civil, profissionais de saúde, de educação e artistas para preencherem os encontros e garantir a diversidade das ações.

O grupo, em sua concepção, contava apenas com a participação de oito pessoas e está crescendo, por isso é prevista a criação de outras turmas. Já estão agendadas orientações sobre promoção à saúde, oficina de maquiagem e dinâmicas de grupo, oficina de beleza, oficinas de música, oficina de desenho amador, oficina de crochê, oficina de artesanato, oficina de materiais reciclados, bate papos de orientação, intervenções públicas, grupos de leitura, exibição de filmes, atividades de cidadania, visita de líderes culturais e mais uma gama de atividades.

Cabe ressaltar que o sucesso do grupo deve-se a disposição e interesse dos membros participantes. Pretende-se expandir o projeto às comunidades rurais, já que, os primeiros membros agora querem ser voluntários na promoção da cidadania e conhecimento que o grupo proporciona. Além dos idealizadores do grupo Gustavo, José Muniz e Vanilda, já se prontificaram a participar como voluntários ofertantes de oficinas: o médico Dr. Renan Franco, a psicóloga Juliana Triane, Dayane Angela (oficina de beleza), Dogão (pintor e desenho), as artesãs Edymara Simone e Néia da biblioteca, a farmacêutica Hyolanda (uso consciente de medicamentos), Iáskara Soares (grupos de leitura), Eudes (música) e outros membros da sociedade.